Servidores municipais participam de capacitação sobre cerimonial público
Técnicos das prefeituras do Alto Vale do Itajaí participaram na última semana, (7 e 8), na AMAVI, de um curso de Cerimonial Público e Empresarial, ministrado pela gerente de cerimonial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ilka Maria Fretta. O evento, que faz parte do plano de trabalho da AMAVI de 2011, teve como objetivo principal capacitar profissionais com conhecimento em cerimonial público e ordem de precedência para atuar na organização de eventos nos municípios.
Durante dois dias de curso, os participantes receberam orientações sobre como organizar um evento, principalmente no setor público, desde a elaboração dos convites, definição das autoridades convidadas, hierarquia, perfil do mestre de cerimônias, ordem de precedência e postura ética e profissional de um cerimonialista. De acordo com a palestrante, o mais importante quando se organiza um evento é conhecer e respeitar o Decreto 70.274 de 9 de março de 1972, que define regras para o cerimonial público e a ordem geral de precedência. “ Temos um documento nacional que define regras, e estas devem ser cumpridas, não podemos inventar normas ou critérios para compor uma mesa de autoridades por exemplo”, destaca Ilka.
O curso abordou ainda como deve ser, passo a passo, a organização de solenidades como descerramento de placas inaugurais, desenlace de fitas, sessão solene, outorga de títulos e de medalhas e outros. No encerramento do evento, o secretário executivo da AMAVI, Agostinho Senem, agradeceu a ALESC, que através da Escola do Legislativo proporciona capacitações que contribuem com a formação dos servidores públicos municipais.