Controladores internos discutem rotina de trabalho e melhorias nos serviços prestados
Na última sexta-feira, 12, os servidores municipais responsáveis pelo setor de controle interno estiveram reunidos na AMAVI, em assembleia geral ordinária do Colegiado de Controladores Internos Municipais do Alto Vale do Itajaí- ConControle. Diversos procedimentos de rotina relacionados ao setor foram debatidos, buscando a melhoria e aperfeiçoamento dos serviços prestados.
Um dos assuntos apresentados foi a implementação de uma estrutura de trabalho via web, que será disponibilizada no servidor da AMAVI, com o objetivo de facilitar a rotina dos controladores internos dos municípios. De acordo com o assessor contábil da AMAVI, Valmir Batista, que assessora tecnicamente o colegiado, a estrutura já está praticamente pronta e nos próximos 30 dias será utilizada em forma de teste. Os municípios que não tiverem interesse em usar a ferramenta poderão continuar trabalhando com suas próprias estruturas.
O controle e administração da dívida ativa foi outro tema discutido na reunião. Os esclarecimentos serviram para avaliar a melhor forma para os controladores internos atuarem nessa área.
Os controladores internos receberam ainda esclarecimentos sobre a última reunião de controladores e contadores da FECAM, que indicou possíveis encaminhamentos para a situação da manutenção do sistema de iluminação pública, que a partir de setembro deste ano, será responsabilidade dos municípios.
Foram debatidos também assuntos como a composição e qualificação dos conselhos municipais, o controle efetivo de horas extras para funcionários públicos municipais e por último os aspectos que devem ser considerados no caso da municipalização do ensino fundamental.